terça-feira, 24 de abril de 2012

Macarons de chocolate e amêndoas



"Complicado e perfeitinho."
Não foi nem uma e nem duas vezes que tentei fazer este delicioso doce francês, foram cinco vezes para uma única vez dar certo! Mas, tenho que assumir que, só acertei quando me dispus a fazer a receita ao pé da letra, quantidade certa de cada ingrediente que a receita pede, outra coisa, os ingredientes usados são de fácil acesso e baratos, uma razão para tentar até conseguir. O motivo pelo qual não acertei nas primeiras vezes foi pelo simples fato de iguinorar pequenos detalhes que fazem grande diferença no resultado deste maravilhoso doce. Então, não faça como eu, pequenos passos ao fazer esta massa delicada são resultados excelentes na finalização. O que não entendia era o ponto desta massa, mexa pouco e o mesmo racha no forno , mexa pouco e vira um suspiro... tem que ser no ponto certo!! Tentei fazer varias receitas, mas a que deu certo mesmo foi da Márcia, tão bem explicada que até fica difícil errar! Como eu fiz? Vou explicar agora!!

Ingredientes:
03 claras
57g de açúcar granulado
200g de açúcar de confeiteiro
110g de farinha de amêndoa (bem fina e seca)
02 colheres (sopa) cacau em pó - usei 50%

Modo: Em um recipiente, misture a farinha de amêndoa,  o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó, com o auxilio de um fuet e mexa bem e depois peneire e *reserve(1).
Com dois dias de antecedência coloque as claras em um recipiente com tampa, bem vedado (usei uma xícara e papel filme) e coloque na geladeira (eles teram que dormir neste recipiente dois dias na geladeira).
Passados os dois dias, bata as claras na batedeira até obter um ponto de espuma firme (uma especie de creme de barbear), em seguida, adicione o açúcar granulado até formar picos firmes.
Agora vem a parte que faz o macaroon dar certo ou não. Misture as claras em neve com a outra mistura de amêndoas *reservada (1). Mexa delicadamente com uma espátula flexível até ficar na "consistência de magma". Faça o teste: com uma colher (chá) pegue um pouco da massa e coloque em um prato, observe o pico que formou. Este pico deve praticamente sumir em 30 segundos. Se permanecer firme, misture mais um pouco. Coloque a massa num saco de confeitar com bico redondo, liso, de 2cm de diâmetro; sobre um  papel manteiga ou tapetes de silicone revestido assadeiras, faça discos de 3cm com a massa, deixando espaço entre eles. Deixe-os descansando por 1;30 horas até formar uma pele resistente na superfície.
Em seguida, leve ao forno 160ºC com a porta entreaberta se puder (coloquei uma colher de pau ao fechar). Deixe esfriar e recheie. Para rechear usei ganache (creme de leite + chocolate amargo).

Você Sabia??
Para um macaron ser chamado de macaroon e não de biscoito, no momento em que está no formo é preciso formar o "foot", que é a base do macaron; e o "dome", que é o teto côncavo, a abóbada.
Também é preciso ficar delicioso!!! Rs!
Na primeira mordida o dome quebra em pedacinhos finos. O foot é concentrado em amêndoa, parecendo um micro-bolo-brownie, que se mistura com o recheio e derrete na boca com todo o resto.
Realmente depois de provar um desses, mudando para sempre a sua vida!!

85 comentários:

  1. MILENA TE HAN QUEDADO FANTASTICOS, YO LOS HE VISTO MUCHAS VECES Y NUNCA ME ATREVO A PREPARARLOS!!!!

    BESOS GUAPA,

    ResponderExcluir
  2. Ficaram perfeitos. Eu também já tinha pensado experimentar mas tive medo que não saísse bem, pois achei que era difícil. Estes ficaram fabulosos.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shopia, realmete para a primeira vez sempre complica um pouco, creio que quando se segue os passos certinho, NÃO TEM ERRO! Obrigado por gostar! Se tentar fazer, me conta depois! Beijos.

      Excluir
  3. Lindos...ficram perfeitos estes macarons, uma verdadeira delicia, adoro!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eurida Beth...
      eu nunca tinha provado um desses e realmente
      é perfeito!! Beijos.

      Excluir
  4. Te quedaron perfectos, a ver si me decido a hacerlos.
    BESOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Gracias! Soy persistente! Risas ... Besos y gracias por tu visita!

      Excluir
  5. They look devine. I must congratulate you on making them this beautiful, my efforts failed me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, thank you for your comment! Glad you liked it! Kisses.

      Excluir
  6. ficarao prefeitos adorei eu tb ando para fazer mas por enquanto nao tenho tido coraguem adorei os teus bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!!!
      Então CORAGEM!!!! rs! O resultado é muito gratificante!
      Beijos.

      Excluir
  7. Sabe que eu morro de vontade de experimentar esse docinho? Acho tão lindos, coloridos então. Amei a delicadeza do seu cantinho, as fotos, o jeito que você escreve. Acho que o nome do blog deveria ser cozinha doce e delicada rsrs. Já virei fã tb
    Seguindo
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar Augusto!
      Fico feliz que tenha gostado... obrigado pelo o elogio ao meu cantinho!!! Tudo aqui é feito com muito carinho! Beijos e volte smepre!

      Excluir
  8. Um desejo que eu tenho é fazer macarons! São tão lindos.
    Os teus ficaram amorosos, perfeitos! Parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga Ginja!
      Acho que teveria tentar!!! É muito bom ver o resultado!!! Beijos.

      Excluir
  9. Ficaram lindos, lindos, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Milena, te han quedado perfectos... ¡Qué delicia!

    ResponderExcluir
  11. Milena essa foi uma verdadeira aula de macarons. O seu passo a passo, a sua explicação, os detalhes, tudo muito perfeito, só não sabe fazer quem não quer com uma explcação tão boa assim. Adorei Nunca fiz, mas com essa aula, deu vontade de fazer. Ficaram lindos os seus. Bjos e obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Josy, obrigado por suas palavras!
      Fico feliz que pude compartilhar da melhor maneira (clara) possível... sempre bom, dividir com vocês, amigas blogueiras, o que á de melhor! Se você tentar fazer me conta?! Beijos querida!

      Excluir
  12. Milena, vim correndo assim que vi...que lindos, valeu a pena insistir!
    Ficaram perfeitos e parecem deliciosos!Parabéns!!
    quem sabe um dia me arrisco!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs! Obrigado amiga Cris!
      Valeu apena mesmo... é uma delícia
      esperimentar este docinho!! bjs.

      Excluir
  13. que lindos adorava saber fazer, lindos lindos...bjokitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha...
      Obrigado! Como eu disse, é fácil, o que é complicado é o ponto! Beijos querida!

      Excluir
  14. adorei.ficaram lindos.
    eu nunca me aventurei a fazer, mas confesso q existe um pontinha de vontade de me jogar na era dos macarons.
    qm sabe minha inspiração é vc. hehe
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, então vamos lá, forçaaaa amiga!
      Com esta receita... acho que deveria tentar!!! rs! Beijos.

      Excluir
  15. Milena do ceu,ficaram lindosssss!!!Também fiz essa receita da Marcia há um tempo atrás,tb postei no meu blog!!!!!!!Essa receita dela eh maravilhosa ,né?Parabéns ,estao belíssimos!!!Dá uma olhadinha tb nos meus ,tá?Beijocas e beijocas
    http://www.desdeminhajanela.blogspot.de/2012/04/french-macaroons.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela!
      Vou sim... vou visitar o seu blog agorinha mesmo! Bjs e muito obrigado por sua visita e por seu comentário!!!

      Excluir
  16. LINdos, lindos, lindos e tão perfeitos. Estás mesmo de parabéns.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Milena, te han quedado fantásticos. Yo estoy deseando preparar los macarons en casa pero aún no me he atrevido. Besos.
    cosicasdulces.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. María, muchas gracias!
      Me alegro de que haya disfrutado de este puesto, fue incluso más feliz que saber que yo era algo así como un motivador! Besos

      Excluir
  18. qué ricas Milena, y las fotos super!!!!

    ResponderExcluir
  19. OLÁ MILENA,
    FICARAM PERFEITOS, PARABÉNS QUERIDA!
    FIQUEI ENCANTADA COM A RECEITA!

    BEIJOS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréa...
      Você como sempre, muito simpatica ao comentar! Bjs.

      Excluir
  20. Podes ter tentado muitas vezes e errado, mas estes ficaram absolutamente perfeitos! Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Diogo!
      Fico feliz que todos tenham gostado!
      já valeu apena o esforço! rs!

      Excluir
  21. Simplesmente perfeitos!!!!!parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Milena, que lindos!!!EU só tentei uma vez, sem sucesso... comprei silpat e tudo agora, mas ainda não comprei a farinha de amêndoa fininha...da ultima vez tentei fazer, mas não deu certo... Parabéns, os seu estão perfeitos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, muito obrigado pelo o elogio!
      Então, a farinha de amendoas também pode ser feita em casa, assim como vc fez, da próxima vez tento fazer a farinha e dou o passo a passo!ok?! Bjs.

      Excluir
  23. Bem, querida Milena, isso é que foi uma odisseia! Mas no final valeu bem o esforço, ficaram lindos, lindos esses macarons e super gulosos! Nunca me atrevi a fazê-los, mas os teus estão tão tentadores que acho que me vou esforçar!!:)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... muitíssimo obrigado querida Alice!
      Realmente, uma "odisseia"rs! Mas... valeu muito apena! Se você tentar me conta depois?! rs! Beijos.

      Excluir
  24. Milena te han quedado fantásticas y ricas. Besitos. Lidia

    ResponderExcluir
  25. gente, que delicia de blog!!!
    não o conhecia, e que boa surpresa ao entrar aqui!
    vim retribuir a visita ao meu, e ja me tornei seguidora (e fã)
    beijinhos e obrigada pela visita tbm!

    carla
    www.brisandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Carla!
      Fico feliz que tenha gostado!!!
      Toda as terças sai uma deliciosa sobremesa aqui no blog...
      muito bom poder compartilhar com vc! Bjs e seja bem vida!

      Excluir
  26. Te han quedado perfectos!!! a mi me encantan pero no creo que me saliesen así de perfectos y apetecibles.. Como siempre una delicia de blog
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  27. Só agora consegui te visitar, estou encantada com teu blog! Lindo e delicioso demais, parabéns! Espero conseguir reproduzir alguma receita daqui, adorei ! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta muito obrigado pela visita!!!
      Sempre um prazer! Ficarei feliz se tentar alguma receita daqui... e se tentar me avise, ok?! Bjs.

      Excluir
  28. Gostava de conseguir fazer macarons tão direitinhos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente... qualquer dúvida é só perguntar, ok?!
      Seja muito bem vida... bjs.

      Excluir
  29. LINDOS E PERFEITOS!
    Eu amo, mas ainda não tive coragem de fazer,rs, sei que tem que ter muita paciência, e eu ainda tenho pouca!rs
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emília... sempre um prazer receber sua visita!
      Pois é, paciência eu tenho de sobra, acho que esse foi um dos motivos para tentar até conseguir!! Rss... =)) Grande beijo amiga Emília!

      Excluir
  30. Respostas
    1. Lizzy, I love your visits, thanks for the compliment! Kisses.

      Excluir
  31. Sim! Bem gostosos!! Obrigado pela visita querida! bjs.

    ResponderExcluir
  32. Oi Milena, muito obrigado pela sua visita lá no meu cantinho. Vim então fazer uma visitinha para você. Que delícia, encontrei uma mesa de delícias e um cheirinho de café! Adorei o seu cantinho, lindo, lindo. Lindas fotos e coisinhas gostosas. Fui lá nos seus cookies e fiquei perdida de vontade de fazer aqueles amanteigados, vou levar a receita.
    Volte sempre para os próximos capítulos da Histótia da Cozinha Francesa. Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  33. Olá Milena: absolutamente perfeitos!!!! os teus bolinhos.Lindos à vista e de certeza, maravilhosos em sabor.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  34. Ficaram lindos e perfeitos!!!
    Vim retribuir a visita ao meu blog.
    Adorei seu cantinho virei mais vezes pois já sou seguidora.
    Beijinhos :)))

    ResponderExcluir
  35. Hi.. dropping by @ your space here... Very colourful & foodie blog u have here..

    ResponderExcluir
  36. mas que verdadeira perfeição!!!
    adorei!!
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  37. Adorei, simplesmente....morro de vontade experimentar esses docinhos.

    Bjs
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Venho conhecer seu blog e de cara já vejo essas delicinhas.Serei obrigada a fuçar o blog inteiro agora pra ver o que tem de bom.Adorei.Bjos.

    ResponderExcluir
  39. Muitos parabéns. Ficaram perfeitos.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  40. Excelentes, sem mais nada a dizer :)

    ResponderExcluir
  41. MILENA
    Obrigada pela receita que vou tentar para a minha nora que é celíaca.
    Qdo vc escreve açúcar granulado, é o cristal?
    Obrigada e aguardo
    lilia

    ResponderExcluir
  42. Oi,estou na fase de tentar ainda, fiz duas receitas que não foram muito boas, na primeira ficaram muito duros e na segunda ficou grudado no papel manteiga. Eles saem fácil do papel? quero muito chegar a um resultado bom, vou experimentar a sua receita.
    Parabéns pelo blog, vou começar a segui-lo. =]

    ResponderExcluir
  43. Parabéns, ficaram perfeitos!!
    Ainda não me aventurei a fazer, estava por aqui procurando dicas e receitas, até que achei seu blog e me encantei.
    Vou tentar fazê-los seguindo sua receita para o aniversário da minha filha, em forma de coração e embrulhados em celofane com uma fita de cetim para dar de lembrança. Gostaria de saber como você fez o formato dos corações, estou pensando em fazer vermelhos, com algum recheio branco.
    Muito sucesso, bjs

    ResponderExcluir
  44. Li em um log que você faz macarons para casamento. Quero encomendar para o meu. Para onde posso enviar um e-mail solicitando orçamento?

    Att,

    Danuta Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danuta! Trabalho através de encomendas exclusivas de Macarons e Brownies!! Para contato Cozinhadoce.doce@gmail.com desde já obrigado. Bjs.

      Excluir
  45. Oi Milena, você sabe o peso exato das claras? Essas temperaturas são para forno elétrico ou a gas? Obrigado
    Preciada

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, Milena!
    Gostaria de saber se precisa pré aquecer o forno antes, e se tiver, por quantos minutos???
    Em relação a temperatura, gostaria de saber também se é a mesma no forno elétrico e a Gás??? Já retirei as claras, estão na geladeira. Agora é arriscar! hehe

    ResponderExcluir
  47. Oi Milena, tudo bom?
    Seus macarons ficaram LINDOS!
    Posso te perguntar como fez pra fazer o formato de coração? :D
    Obrigada! Beijinhos

    ResponderExcluir